1 de abril de 2016

Joinville do alto

Joinville do alto.

Manter distancia nos permite ter outra perspectiva do objeto de observação. Joinville vista desde o mirante é uma cidade muito diferente da que conhecemos. Quando nos afastamos fisicamente passamos a desenvolver outra percepção da cidade. Desaparecem os problemas, não há nem buracos, nem inços nas praças e jardins. Os veículos desaparecem e a imagem é a de um gigantesco presépio, formado por casinhas que parecem de brinquedo. As pessoas também diminuem de tamanho até praticamente desaparecer. Essa Joinville em miniatura é a mesma Joinville bucólica que aparece na serie de programas “Joinville do alto”, elaborado pelo Jornal do Almoço da RBS tem a capacidade de nos mostrar uma cidade que é ao mesmo tempo real e fantasiosa.

A visão do amanhecer na Baía da Babitonga, a Lagoa de Saguaçu, o verde das encostas dos Morros do Boa Vista e do Finder, a linha serpenteante dos rios Cachoeira e Bucarein ou a vista do sol se pondo na Serra do Mar são imagens que impressionam pela sua beleza. Impossível não emocionar-se cada vez que as vemos.


O problema é que não vivemos nem no mirante, nem montados num drone e não são estas paisagens maravilhosas com as que convivemos no nosso dia a dia. A nossa realidade esta no nível do chão. Voltamos a nossa realidade quotidiana. Saber diferenciar entre fantasia e realidade se faz hoje mais necessário que nunca. Ter a capacidade de emocionar-se sem perder o contato com a realidade é o desafio. 

2 comentários:

  1. Gisleine Krüger Pereirasábado, abril 02, 2016

    Bom Dia Jordi,

    Concordo com você, até acho que não é muito bom fazer propaganda enganosa de Joinville, pois ela não é bem como mostram, pois sou de Joinville mas as vezes me envergonho de ser Joinvilense nesse momento como Joinville se encontra. A e outra é Baía e não Bahia da Babitonga.

    ResponderExcluir
  2. Gisleine Obrigado pelo seu comentário. E pela correção. Português e Castelhano são tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes que é fácil cometer erros de ortografia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...