12 de agosto de 2012

Citius, altius, fortius


O Barão de Coubertin foi quem  instaurou os jogos olímpicos da época moderna, disso faz hoje 120 anos. Recuperou a mística dos jogos que se realizavam na Grécia antiga faz mais de 2500 anos atrás. O lema dos jogos, em latim, era "citius, altius, fortius". Mais rápido, mais alto e mais forte é o objetivo de todos os desportistas que competem nos jogos olímpicos.  É esta vontade de ir além que faz que ano trás ano se supere um recorde trás outro. Resultados que pareciam impossíveis hoje são convertidos em pó por jovens quase adolescentes.

Quem imaginava que seria possível correr os 100 metros em menos de 10 segundos, ou que alguém faria mais de 157 pontos num jogo de basquete, ou que seria possível que o mesmo desportista ganhasse a medalha de ouro na mesma prova em três olimpíadas consecutivas? Os recordes estão la para serem quebrados. Alguns resistem por décadas, outros são superados poucas horas depois de terem sido alcançados.

Os desportistas acreditam que nada é impossível, treinam, se esforçam, se preparam e fazem sacrifícios pessoais duríssimos para poder ter a oportunidade de superar as suas marcas anteriores. É este espírito de superação que os impulsa e os faz vencer. Não há medalha de consolação para quem chegou de quarto. Mas para muitos deles o fato de ter chegado la já é um prêmio. Imagino as lembranças que a nossa Tamaris trará para Joinville na sua volta, a experiência vivida marcará sua vida, como marcaria a de qualquer um de nos que tivesse a oportunidade de estar lá.

Mais rápido, mais alto e mais forte é um mantra que impulsiona, que estimula, que desafia a ir além a superar e a conseguir o que parece impossível. Imagino que teria acontecido se o Barão de Coubertin tivesse dedicado o mesmo esforço a promover o espírito cívico. E os políticos ao assumir o cargo fizessem o juramento a este espírito prometendo governar Joinville fazendo melhor, mais barato e mais duradouro, que substituísse o atual mais caro, menos durável e pior. Imagino ainda se o juramento não fosse só uma promessa vazia e se convertesse num compromisso com a cidade e os seus cidadãos.

Os governantes que fizessem o juramento se esforçariam, planejariam, administrariam com eficiência para superar os logros dos que os antecederam. Fariam uma gestão pública irretocável, transparente e seriam aclamados em praça pública. Seriam os modernos heróis olímpicos

É fato que as olimpíadas se realizam a cada quatro anos o que permite que também os governantes tenham tempo  para se preparar, para treinar, para conhecer os problemas e desafios que a cidade tem pela frente e  possam buscar as melhores soluções e possam superar todas as expectativas, sem ter direito a decepcionar quem acreditou neles.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...