1 de agosto de 2012

A maior cidade de Santa Catarina


É comum bater na mesa e bradar que Joinville como a maior cidade de Santa Catarina merece um tratamento diferente. Que Joinville merece mais e que deve receber um tratamento diferenciado. Há que tenha feito do “A maior do estado” um bordão que se repete até a saciedade.

Joinville é sim a maior cidade de Santa Catarina, também é a que maiores problemas têm e a que enfrenta situações mais graves. Bater com força na mesa pode ser um caminho, mas é mais provável que as coisas comecem a mudar só quando entendamos que crescer é ficar grande e desenvolver é ficar melhor. Trabalhar por uma cidade melhor é um caminho mais longo e mais árduo, mas deve produzir resultados melhores.

O modelo de cidade que proponhamos definirá se continuaremos sendo só a maior ou caminharemos para ser a melhor.

Um comentário:

  1. Infelizmente meu caro Jordi, existe uma multidão de joinvilenses que ainda insistem em apenas bater na mesa e recitar esses mantras já tão batidos. Somos "a maior", temos "a maior arrecadação", "nosso suado imposto é aplicado em Florianópolis".
    Essa última já deve ter uns cinquenta anos e continua sendo repetida. Lembro que, meu primeiro voto numa eleição, quando completei 18 anos, foi num candidato a deputado estadual, figura bem conhecida aqui na terra (depois virou governador e senador...) em sua primeira eleição tambem. Sabe qual foi o mote principal da sua campanha, e que conquistou meu ingênuo voto? O discurso no rádio era bastante ufanista e ao mesmo tempo agressivo: "Enquanto os joinvilenses se matam de trabalhar em suas industrias, gerando grandes somas de impostos para o estado, o governo usa esse dinheiro para asfaltar a estrada para Canasvieiras (a SC-401 em construção à época). Assim, os funcionarios publicos de Florianópolis podem aproveitar melhor a praia, enquanto nós aqui temos que trabalhar de sol a sol."
    Era mais ou menos por aí. Esse tipo de argumento (aqui se trabalha, lá se vagabundeia) continua sendo usado até hoje. É só sintonizar alguns radialistas locais.

    E mesmo que outras cidades recebam benesses maiores (às vezes), não é com esse comportamento infantil de sair correndo pra "chorar debaixo da saia da mamãe", que resolveremos o nosso atraso. Precisamos antes de qualquer coisa, fazer nossa lição de casa primeiro, como outros tambem fazem.

    Mas parece que é muito mais fácil fazer papel de coitadinho enjeitado pelo papai, né?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...