14 de março de 2011

Futebol de varzea


Futebol local


Sou ciente das minhas deficiências e debilidades, que não são poucas, por tanto nunca teria a capacidade para chegar a assumir um cargo tão importante como o de Prefeito de Joinville. Por isto reconheço o valor dos que por um ou outro caminho chegaram a governar esta cidade.


O trabalho que o prefeito Carlito Merss tem pela frente, não é pequeno, nem fácil. Para dificultar um pouco mais o PMDB decidiu de uma hora para outra deixar o governo, e entregou todos os cargos. Toca-lhe ao prefeito formar uma nova equipe, para poder continuar em campo. Aos 60 minutos do segundo tempo tentar reverter um resultado adverso de 2 a 0 é uma tarefa difícil, quase impossível, se olhamos a equipe, o banco e o vestiário. O seu partido historicamente não tem suficientes jogadores do nível e com a qualidade necessária para formar uma equipe competitiva. Precisou do apoio dos times dos partidos aliados, mais fogueados e com quadros mais experientes.


O problema é que o prefeito-treinador tem a sua disposição, um grupo de jogadores de várzea, esforçados alguns, folgados outros, com pouca capacidade para trabalhar em equipe, alguns mestres na catimba, outros diretamente convocados para romper a perna do atacante, mas em geral sem as condições de enfrentar times das series A e B. Difícil a tarefa de formar um time com alguma chance, nestas circunstâncias.


O prefeito – treinador teve a idéia de trocar as posições em campo de jogadores que não estão dando o resultado esperado. Como idéia, não é nova. É difícil que de o resultado desejado. Colocar o goleiro de dianteiro centro, o o defensa como goleiro, o lateral de médio campista é uma estratégia arriscada. Jogadores de várzea não têm a experiência, profissionalismo, toque, resistência e técnica necessárias para ganhar jogos contra times da serie A, nem pensar em jogar uma Taça Sulamericana ou uma Libertadores.


Colocar teóricos doutorados em escusas, em cargos para os que se exige iniciativa e capacidade, ou colocar gente sem experiência em gestão para administrar empresas publicas é correr um risco desnecessário. Como tomar estas decisões é uma atribuição exclusiva do prefeito, fico olhando esta dança das cadeiras, torcendo para que o equivocado seja eu, porque para Joinville será muito melhor, se sou eu quem não entende nada de futebol. E melhor ainda se o time da várzea ganhar a Libertadores.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Um comentário:

  1. Sobre teu texto. De fato, os caras do PT só fazem pior o que historicamente sempre foi mal feito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...