8 de março de 2010

Celesc Publica ou Privada


Exercício de Quiromancia e Adivinhação.


Os funcionários da Celesc iniciaram uma nova movimentação para evitar a privatização da empresa. Alguns pontos não estão claros nesta movimentação e podem levar a população a não compreender como uma empresa em que o governo só controla 20,20 % do capital social, pode permanecer publica.


O capital social da Celesc de acordo com as informações da própria empresa esta hoje distribuído em 40,26 % de ações ON e 49,74 % de PN, o governo de Santa Catarina, possui 50,18% das ações ordinárias, porem só controla o 20,20 % do capital total. O restante do capital da empresa é controlado por fundos como o da Previ, a Eletrobrás e fundos de investimento como o Tarpoon, o Geração Futuro e o Poland Fia.


As empresas para participar no chamado novo mercado, devem unificar as suas ações, convertendo as ações PNs em ONs, ainda devem estender a todos os acionistas as mesmas condições dos controladores. Alem de aumentar a transparência da sua gestão, a redução do numero de cadeiras no conselho de administração. Se a Celesc quiser participar deste Novo Mercado, precisara passar pelo processo de unificação de ações e adotar as suas regras.

Caso isto aconteça pode ser que os catarinenses amanheçam um dia e descubram que a Celesc é desde faz tempo uma empresa privada. A movimentação dos funcionários para mante-la publica podem ser desnecessários.


Como este blog não é um blog destinado a comentar temas de economia, estes comentários podem ser entendidos como diletantismo de leigo ou exercício de quiromancia, só o tempo poderá dizer até quando a Celesc permanecerá publica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...