29 de janeiro de 2009

12 Fazendo Arte na Cidade

O Projeto (Fazendo) Arte na Rua, apresenta um novo projeto, que na realidade esta inserido na linha de Arte na Cidade. A peça de proporções monumentais, tem por título Gaiola dos Macacos, uma obra de concepção ousada e de dimensões pouco comuns.
O autor ou autores, porque fica difícil imaginar que um único autor possa ter perpetrado uma obra como esta impunemente, foi estrategicamente localizada no coração de uma região exclusivamente unifamiliar.
A ousadia reside na burla que a obra faz do bom senso, dos bons costumes e do respeito mínimo aos princípios básicos de convívio, numa comunidade como a de Joinville. O trabalho iconoclasta como poucos, consegue subverter os mais elementares princípios. Ao construir uma estrutura destas proporções junto a um conjunto de residências, destrói todos os referenciais e estimula, com vigor inusitado a construção do caos urbano.
Excelente trabalho de criação, que com certeza deve ter contado com o apoio inestimável dos técnicos da prefeitura municipal e com a cumplicidade do IPPUJ.

( Esta iniciativa cultural não conta com o apoio da FCJ - Fundação Cultural de Joinville e tampouco recebe nenhum tipo de incentivo ou subvenção, nem é custeada com recursos públicos )

3 comentários:

  1. Jordi Castan bom dia.


    Excelente a sua colocação. Estou enviando para o fiscal chefe do Crea de Joinville, o Gilmar Jacoboswki, que é colega meu, eng. agrônomo, para que ele analise essa obra, quem sabe o CREA-SC possa homenagear os autores dessa ousada arte do século 21. Talvez em resepeito a AGENDA 21 de Joinville que deixou de ser consultada em suas recomendações.

    O CREA-SC deveria abrir em seu portal uma galeria de engenheiros e arquitetos ilustres e notabilizados pela ousadia das obras de engenharia que expõe de forma tão corajosa no meio de um bairro eminentemente residencial, chamando a atenção de adminiradores da arte da engenharia e da arquitetura em locais tão especiais.

    Encorajo-o continuar oferecendo aos joinvilenses, essas obras de arte e a forma como o IPPUJ vem aprovando projetos tão esquisitos e arrogantes.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jordi

    Entendo que isto não tem nada a ver com o IPPUJ,pois é problema de aprovação de projeto e de fiscalização. Seria importante enviar para o novo secretário do SEINFRA o questionamento.
    Até onde conheço o secretário é pessoa séria.
    Seria importante saber se esta obra tem autorização para ser executada e se obedece os recuos e limites legais.
    Quanto ao fiscal do CREA, é obrigação verificar, aliás nem precisaria ser denunciada, pois o fiscal deve estar sempre circulando e observando se as obras tem responsável técnico.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Caro Anselmo,
    Mesmo compreendendo a sua linha de raciocínio que isenta de responsabilidade ao IPPUJ, discordo.
    Ninguém tem responsabilidade maior que o IPPUJ, na destruição sistemática da qualidade de vida desta cidade.
    O estabelecimento de políticas de desenvolvimento urbano caolhas e principalmente a atitude pouco profissional que faz que o IPPUJ haja como cúmplice ao propor alterações a legislação atual, para priorizar interesses privados e individuais, não podem ser obviados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...